domingo, 18 de setembro de 2016

Diabete Gestacional

  A diabete gestacional é um problema que surge durante a gravidez, fazendo com que aumente a quantidade de açucar no sangue da mulher. O que tranquiliza é que após o término da gestação esse problema pode acabar, difrente dos outros tipos de Diabete que duram a vida toda.
  Um hormônio produzido pelo pâncreas chamado insulina é o causador da Diabete, ela aparece quando o corpo não consegue mais fabricar esse hormonio. A insulina é a responsável por controlar a quantidade de açucar no sangue para ser usada como fonte de energia.
  Seu corpo produz insulina extra para suprir as necessidades do bebê, se o seu corpo não produzir o suficiente você terá diabete gestacional.
  Nas primeiras consultas de pre-natal, você será submetida a vários exames de sangue, e entre eles estará o da Glicemia em Jejum, que vai alertar se você corre riscos ou não.

Em que a diabete prejudica minha gravidez ? 

O lado positivo é que você pode leva-la pelo "lado bom da história". Com orientação de um médico você pode controla-la até o final da gestação.

O problema mais agravante, é que ela tem o poder de atravessar a placenta e chegar até o bebê, o que fara com que ele cresça rapidamente dificultando  o nascimento na hora do parto, aumentando as chances de você ter uma cesariana. O bebê também poderá ter glicemia pós parto tendo problemas de respiração permanente. Especialistas afirmam que bebês grades de mais podem sofrer de obesidade futuramente.

Quando a mulher ja tinha diabetes antes de engravidar, o bebê tem maiores chances de apresentar riscos de saúde.

Será que corro risco de ter Diabete Gestacional ? 

Provavelmete você terá Diabete Gestacional se ja teve algum tipo de Diabete antes, ou se ja engravidou e teve o bebê considerado grande de mais.

◆ Também correm riscos:

-Mulheres com obesidade.
-Mulheres mais velhas.
-Mulheres com parentes próximos que dependem de insulina.

Como sei se tenho ou não Diabete Gestacional ? 

Você dificilmente saberá sozinha, os exames de pré natal é que vão te responder isto. Por isso os exames são idispensáveis.

Quais são os principais sintomas da Diabete Gestacional ? 

Este problema não apresenta muitos sinais, porém muita sede e cançaso extremo podem ser possíveis sitomas, e os mesmo são confundidos com sitomas comuns da gestação.

Como vou tratar minha diabete gestacional? 

Seu médico vai orienta-la como controlar a taxa de açucar no sangue, diminuido o consumo de alimentos muito doces e de bebidas com cafeína. Você será aconselhada a fazer pequenas refeições com mais frequência, do que comer muito de uma vez só.
Mas para mulheres com um grau alto de Diabete será receitado o uso de insulina. Que você aplica em casa mesmo, sozinha.

Exercícios físicos podem me ajudar ? 

Sim, e muito. Seu médico vai conversar com você e escolher a melhor forma de incluir os exercícios em sua gestação.

Quando o bebê nascer eu ainda vou ter Diabete ? 

Depois de mais ou menos um mês após o parto, você deve fazer outro exame de glicemia. O esperado é que sua taxa de açucar no sangue tenha voltado ao normal. Mulheres que tiveram Diabete Getacional são mais propenças a ter novamente mais tarde, então devem incluir o exame de glicemia na rotina. E as mulheres que ja eram obesas antes de engravidar tem mais chances de continarem diabéticas após o parto.

E eu que ja era diabética antes de engravidar ? 

Você deverá aconpanhar a gestação com mais atenção, se os niveis glicemicos tiverem controlados diminuem os riscos com o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário